SORRISO DA DIGNIDADE

Campanha de combate à violência contra a mulher.
SORRISO DA DIGNIDADE

Em repúdio a esta brutal forma de violência, o Conselho Regional de Odontologia/RS (CRO/RS) lança a campanha Sorriso da Dignidade com o objetivo de conscientizar a população a respeito desse drama social, bem como somar no processo de reconstrução da vida de mulheres que sofrem violência doméstica, através da mágica da Odontologia.

A Sorriso da Dignidade é a segunda etapa da campanha Pedaços. Agora, apresenta estética mais leve e limpa, fazendo alusão ao que a odontologia proporciona para as mulheres vítimas de violência, ao invés de imagens fortes e em tons escuros – caracterizando a dor das mulheres que sofrem com violência doméstica.

“A Odontologia pode ajudar a devolver a elas o sorriso, novas oportunidades e vontade de viver”, manifesta o presidente do CRO/RS, Nelson Eguia. “A Odontologia possui a mágica de reconstrução do sorriso do corpo e da alma…”, complementa.

Nessa perspectiva, o CRO/RS firmou acordo com a Defensoria Pública dando mais um passo à efetividade da Campanha.

“É uma forma de acolher as mulheres vítimas dessa violência que afeta tanto o seu físico, quanto o psicológico. Dar continuidade à campanha é colocar o poder transformador da Odontologia a serviço da volta do sorrir dessas mulheres, a partir da recuperação da funcionalidade da boca e resgate da autoestima tão abalada”, enfatiza Eguia.

A Defensora Pública Liliane Braga Luz Oliveira, dirigente do Núcleo de Defensoria da Mulher, acrescenta: o convênio é de grande relevância porque é um projeto que busca o fortalecimento da mulher vitimada, que está com problema de autoestima e dignidade”.

Ainda segundo a Defensora, com o convênio, “a Defensoria Pública do Estado irá verificar casos de violência e levar essas mulheres ao tratamento adequado para que recuperem o desejo de voltar a viver e retornarem ao ambiente de trabalho, família e sociedade”.

Caldeirão da violência

De acordo com pesquisa DATAFOLHA, encomendada pela ONG Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), 1,6 milhão de mulheres foram espancadas ou sofreram tentativa de estrangulamento no Brasil, enquanto 22 milhões (37,1%) de brasileiras passaram por algum tipo de assédio. Dentro de casa, a situação não foi melhor. Entre os casos de violência, 42% ocorreram no ambiente doméstico. Após sofrer uma violência, mais da metade das mulheres (52%) não denunciou o agressor ou procurou ajuda.

“São dados alarmantes que expõem uma dor da sociedade (…). O CRO/RS e Defensoria Pública do Estado irão ajudar a apaziguar esse caldeirão de violência, reduzindo esses números, resgatando a autoestima e promovendo a reflexão acerca da violência contra a mulher”, finaliza presidente.

Profissionais cirurgiões dentistas, clínicas odontológicas e universidades participem da campanha Sorriso da Dignidade!!!

O Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Sul, por meio de seu Presidente Nelson Freitas Eguia, após aprovação do Plenário na Reunião Plenária 1915, torna público que se encontra autorizado e aberto o prazo para inscrição de profissionais cirurgiões-dentistas, clínicas odontológicas ou Universidades que atuem na área da Odontologia no Rio Grande do Sul, devidamente inscritos junto ao Conselho e com a situação regular perante a entidade para atuarem como participantes voluntários do SORRISO DA DIGNIDADE oferecendo gratuitamente tratamentos odontológicos para vítimas de violência doméstica domiciliadas no Estado do RS.

Edital de Chamamento Público nº 001-2019: clique aqui

Exposição Pedaços

Imagens da exposição: clique aqui

Galeria de fotos: clique aqui