ALVARÁ DE LOCALIZAÇÃO/FUNCIONAMENTO PARA MEU CONSULTÓRIO, ONDE CONSIGO?

O documento deverá ser solicitado junto à prefeitura do município onde o consultório ou clínica está estabelecido. O Alvará de Localização/Funcionamento é concedido por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMIC), que autoriza a abertura de uma empresa relacionada à indústria, ao comércio ou a serviços, conforme solicitado.

É indispensável ao profissional autônomo estar devidamente credenciado junto ao CRO/RS. A aprovação do alvará de localização/funcionamento ocorre posteriormente às seguintes etapas:

Passo 1:

Para obter alvará de localização/funcionamento é necessário primeiramente, realizar um pré-cadastro, no site (www.alvaraanaliseprevia.com.br/). Aqui, são necessárias as seguintes informações:

1. Nome ou Razão Social;
2. CPF ou CNPJ;
3. Endereço;
4. Prédio;
5. Sala/APTO;
6. Bairro;
7. CEP;
8. Telefone;
9. E-mail;
10. Nome do responsável pela empresa;
11. CPF do responsável;
12. Cadastro de senha;
13. Confirmação de senha.

Passo 2:

Após a realização do pré-cadastro, um boletim informativo deverá ser preenchido com os dados referentes a clínica ou ao consultório:

– Endereço;
– Atividade;
– Área e o horário de funcionamento do consultório ou da clínica.

Passo 3:

Os documentos solicitados pela equipe técnica da SMIC, devem ser encaminhados pessoalmente, mediante agendamento, que ocorre no site (https://agendapmpa.procempa.com.br/).
O endereço para a entrega presencial é: Siqueira Campos, nº 805.

A Imprensa do CRO/RS esteve pessoalmente na Prefeitura de Porto Alegre, para checar os documentos necessários para obtenção do alvará de localização/funcionamento. Todos os dados presentes nesta matéria foram informados pelos técnicos do local.